27 nov

PROGRAMAÇÃO
27 de novembro, terça-feira

09h às 11h 

NARRATIVA E NARRATIVIDADE
mediação de CARMEM GADELHA 


ANA MARIA DE BULHÕES-CARVALHO: Narrativa e narratividade no teatro: questões
Se a narratividade deve ser entendida como um modo intrínseco ao discurso quando cria mundos ficcionais, como a dramaturgia textual e cênica lida com os atributos da narratividade? O que ocorre quando os termos narrativa e cena são aproximados no teatro contemporâneo? Quais as condições e as contradições da narrativa teatral?

MOACIR CHAVES : O sentido da narração em teatro. 
As outras vozes, inúmeras, que se fazem ouvir, e ver, quando o ator se apropria do texto, seja ele dramático ou narrativo. O gesto do ator e sua relação oblíqua com as palavras. O encenador como autor, além das palavras, com elas, apesar delas.

11h30 às 13h30 
CENAS URBANAS
mediação de FERNANDO GERHEIM 

IVANA BENTES: Vidas-Linguagens
A cidade produz linguagens e mundos. Como mapear esses territórios heterogêneos, trazer para a cena os novos sujeitos do discurso que criam lugares de produção do sensível, espaços e tempos, formas que ultrapassam em muito o debate sobre os "temas", informações ou comunicação. Em meio a crises diversas, esses territórios urbanos são percebidos como laboratórios de subjetivação, laboratórios de uma outra experiências de cidade fabulada.

MARCUS VINÍCIUS FAUSTINI: A experiência da Agência de Redes para Juventude
Ações, ambientes e metodologias estéticas mobilizando sujeitos no território - a experiência da Agência de Redes para Juventude.

15h às 17h
PERFORMANCE: CENA-NÃO-CENA
mediação de ELEONORA FABIÃO

ANDRÉ LEPECKI e LUIZ CAMILLO OSÓRIO: Um encontro, dez perguntas
O tema da conversa é performance, o contexto é a cena expandida. A proposta é que cada um dos dois prepare cinco perguntas para fazer ao outro no momento do encontro e então, a partir delas, que articulem quantas respostas ou quantas novas perguntas lhes parecer necessário. Aqui interessam tanto as questões e as reflexões do Lepecki e do Osorio, como o encontro entre o Camillo e o André. Interessa igualmente o diálogo com os presentes.

17h30 às 19h 
Encontro com a performer BERNA REALE: O tempo na performance
Diálogo sobre a performance para fotografia e a performance na cidade; o tempo que as difere e define. 

19:30 
Apresentação do curta-metragem de FERNANDO GERHEIM & PERÍMETRO MÓVEL DE CINEMA: 2086 (11 minutos, 2012)
Câmeras de segurança são interceptadas com filtros variados, pondo em colapso o circuito planetário de vídeo que controla a Terra.

20:00  às 22h
Encontro com o escritor VICENTE CECIM. Apresentação do processo de criação a partir da obra Viagem a Andara, com RAQUEL TAMAIO e direção de ADRIANA SCHNEIDER e GABRIELA LIRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário