26 nov

PROGRAMAÇÃO
26 de novembro, segunda-feira

16h às 19h 
CENAS DA DANÇA, DO TEATRO E DA PERFORMANCE
mediação de ELEONORA FABIÃO 

ADRIAN HEATHFIELD: O tempo fantasmagórico da transformação 
Neste trabalho, Adrian Heathfield discute questões relacionadas a estratégias curatoriais relativas às histórias da dança e da performance e suas reativações e alterações através de trabalhos contemporâneos. Foca no que pode estar em jogo em termos temporais, experienciais e mnemônicos nas novas obras e exibições que abordam de modo fluido, processual e transformativo a apresentação de histórias da performance no presente. Particularmente examina a sensibilidade curatorial e o modo como obras são revividas na exibição Moments: A History of Performance in 10 Acts (ZKM, 2012). O que está sendo reperformado e removido neste caso? Em que medida estas animações tem a ver com a sobrevivência e a transmissão de algumas das mais inefáveis qualidades da performance?

NOÉMIE SOLOMON: O En-dehors da dança: dos agenciamentos virtuosísticos no Musée de la dance de Boris Charmatz
O Musée de la Danse de Boris Charmatz, projeto múltiplo que explora diversas facetas da criação coreográfica é tema neste estudo de Noémie Solomon. Iniciado em 2009, quando Charmatz assume a direção do Centre National Chorégraphique em Rennes, este unusual trabalho em processo experimenta com as estruturas e funções da instituição dança e do museu, assim como as maneiras como práticas do movimento são pesquisadas, criadas, ensinadas, documentadas e organizadas contemporaneamente. Ao privilegiar o trabalho do dançarino como algo móvel, crítico e heterogêneo, Charmatz coloca a fisicalidade no cerne do projeto da dança, enquanto joga com questões de visibilidade e legibilidade para desafiar modelos normativos de incorporação. Essa apresentação traça algumas trajetórias do Le Musée de la danse, suas distintas velocidades críticas e virtuosidades incorporais, um momento em que o artista da dança cria condições para “eliminar” fronteiras coreográficas e agenciar vigorosas ligações com o exterior da dança—assim incentivando um movimento vital da dança para fora de si. 

AUGUSTO CORRIERI: No lugar de um show
O que acontece dentro de um teatro quando nada está acontecendo? Durante uma visita ao Teatro Olimpico de Vicenza, famoso por suas perspectivas ilusionistas de ruas e seu teto pintado como um céu, o artista Augusto Corrieri deparou-se com uma solitária andorinha voando abaixo das nuvens pintadas. Através de uma combinação divertida de fotografias, artigos de jornal e pesquisa histórica, esta palestra foca nas revoluções aéreas da andorinha para revelar conexões sutis entre o voô daquele pássaro e a história da representação teatral.

16h às 19h 
Apresentação da videoinstalação de FERNANDO SALIS: Vizinhança (2012)
Instalação nos corredores da Pós da ECO, Vizinhança é mapeamento de vídeo realizado com alunos sobre a relação “favela-asfalto” e o atual processo de gentrificação dos morros da zona sul do Rio de Janeiro. 
19:00 

COQUETEL DE COMEMORAÇÃO DOS 18 ANOS DO CURSO DE DIREÇÃO TEATRAL E LANÇAMENTO DE CENAS TRANSVERSAIS – MEMÓRIAS E PERSPECTIVAS FUTURAS.
Com a presença da Coordenadora do CFCH, Profa. Dra. LILIA POUGY, da Diretora da ECO-UFRJ, Prof. IVANA BENTES e da Coordenadora do Curso de Direção Teatral, ELEONORA FABIÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário